Livramento Condicional

Publicado em 22/04/2003


2.2. O Livramento Condicional na Legislação Penal Brasileira


2.2.1. Ordenações do Reino

Quando o Brasil foi descoberto, vigiam em Portugal as Ordenações Afonsinas, promulgada por Dom Afonso V, em 1446. Esta era oriundas do direito romano, canônico e costumeiro. As normas do Direito Penal eram encontradas no livro V. Este tempo era marcado pela vingança pública, e algumas das suas notas características eram a crueldade das penas, a inexistência do direito de defesa e do principio da legalidade, penas arbitrarias e desigualmente fixadas pelo julgador. Se inquirirmos a partir do critério da eficácia, não chegaram a influir no Brasil em razão do modelo de colonização, à época, exclusivamente explorador.

Já no ano de 1521 foram publicadas novas Ordenações do Reino, estas Manuelinas que, igualmente, encontraram pouca aplicação nas terras brasileiras. Segue o sistema da Ordenação anterior, que continham as disposições do Direito Medieval, elaborado pelos práticos, e confundiam religião, moral e direito. Mas com a adição de novos provimentos surgidos desde então, com poucas correções. Na maior parte do seu período de vigência o Brasil estava dividido em Capitanias Hereditárias, nas quais as condutas eram disciplinadas mesmo pelo arbítrio do donatário. Foram um pouco mais aplicadas nas Capitanias de São Vicente e Pernambuco, as que…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.