Legítima Defesa

Publicado em 05/08/2006

A tentativa só se estuda em termos de culpabilidade, que é um juízo de reprovação do fato. O dolo na tentativa é o do homicídio, dolo de intenção, a vontade de praticar uma ação e produzir um efeito e, como tal, representa a força que move e anima a materialidade do crime. O agente da tentativa só não obtém o resultado que a norma veda por circunstância alheias à sua vontade e por isso mesmo a tentativa, sob pena de contradição, não pode ser justificada. No caso de homicídio, a lei estaria reconhecendo o direito de matar.

Por outro lado, a lei, quando justificada a conduta de quem mata, não está consagrada o ius necandi, mas a necessidade da ação precisa à defesa de direito ameaçado por perigo atual injusto. O haver o Código Penal adotado na conceituação do connatus a chamada teoria objetiva não quer dizer que devamos olhar a intenção do agente. O maior empecilho que encontro para admitir a convivência da tentativa e legítima defesa está na possibilidade de ser negada a necessidade ou a moderação.

Se não há crime, por outro lado, quando o fato é cometido em legítima defesa, e se crime tanto é a atividade consumada como tentada, é lógico que posso querer um resultado morte atendendo a uma finalidade legítima, de salvaguarda de minha vida ou de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.