Legítima Defesa

Publicado em 05/08/2006

1 EXCESSO DOLOSO

Caso o agredido se exceda voluntariamente, preferindo entre os meios a seu alcance aquele que se tornou em evidente desproporção com o utilizado na agressão, o resultado lhe será imputado como fato doloso.

2 EXCESSO CULPOSO

Quando da repulsa, o agente, obstante ao emprego do meio necessário, o usa imoderadamente, por imprudência, imperícia ou negligência, neste caso responderá pelo excesso de forma culposa. A culpa no excesso consiste no erro de avaliação da necessidade de defender-se, erro que, a seu turno, o agente responderá quando estiver tipificado em lei.

O excesso culposo liga-se à causa objetiva do crime. Ocorre quando se produz um evento mais grave que o necessário, resultante de erro vencível, sobre a necessidade concreta do uso de dados meios e sobre a extensão dos limites também concretos que a situação impõe.


CAPÍTULO III - SUJEITOS DA LEGÍTIMA DEFESA

1 SUJEITO ATIVO E PASSIVO, IMPUTÁVEL E INIMPUTÁVEL

O sujeito ativo da legítima defesa é qualquer pessoa que se encontre ante a necessidade de defender direito próprio ou de outrem.

Implicando a conduta humana um processo volitivo e intelectivo, logicamente pressupõe a pessoa física individual como a única capaz de a realizar.

Sujeito ativo da legítima…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.