Legítima Defesa

Publicado em 05/08/2006

O sujeito pode defender seu bem jurídico (legítima defesa própria) ou defender direito alheio (legítima defesa de terceiro), pois a lei consagra o elevado sentimento da solidariedade humana. Admite-se, no segundo caso, apenas a defesa de bens indisponíveis quando o titular consente na agressão, mas não quando há agressão consentida e a bens disponíveis.

2.2.1. Defesa de Direito Próprio

Ocorre quando o autor da repulsa é o próprio titular do bem jurídico atacado ou ameaçado.

2.2.2. Defesa de Direito Alheio

O sujeito pode defender direito alheio (legítima defesa de terceiro). Ocorre quando a repulsa visa a defender interesse de terceiro.

2.3. REPULSA COM OS MEIOS NECESSÁRIOS E DEFESA NECESSÁRIA

Na reação deve o agente utilizar moderadamente os meios necessários para repelir a agressão atual ou iminente e injusta.

2.3.1. Defesa Necessária

É a repulsa que o agente se vê na necessidade de usa-la, para defender-se de uma agressão injusta, a fim de defender um direito em que é titular ou a um direito de terceiro. Antes de ser proporcionada ao ataque, exercida com o emprego de meios adequados, a repulsa deve ser necessária para se tornar legítima.

A necessidade, assim, estará em função da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.