IPTU Progressivo e a Emenda Constitucional 29/00

Publicado em 05/08/2006

Outro que exprime que sua posição inicial era da admissão da progressividade é o Min. Sepúlveda Pertence, que abre seu voto com a consideração a seguir:

Toda minha inclinação pessoal seria pela admissão da progressividade da alíquota do IPTU, conforme o valor da propriedade urbana. Nem divisaria, em tese, impossibilidade de o IPTU ser disciplinado como imposto pessoal, tomando o valor do imóvel como presunção absoluta jure et de jure, da capacidade do proprietário. Não creio, entretanto, que a Constituição Federal o permita. De logo, para mim, com as vénias do eminente Relator, também me convenci que o art 156, § 1°, que autoriza a progressividade do tributo questionado "de forma a assegurar o cumprimento da função social da propriedade", está afetiva e inextrincavelmente vinculado ao conjunto normativo do art. 182 da mesma Constituição.

Ainda tenta discorrer sobre uma possibilidade de atrelar-se a progressividade ao principio da capacidade contributiva, baseando-se no § 1° do artigo 145, mas ao final, forçosamente, reconhece igual impossibilidade, demonstrando que a exegese da completa redação desse dispositivo dá conta de que a capacidade contributiva a ser levada em consideração, para efeitos de adequação do gravame, é a capacidade real, relativa, e não meramente uma capacidade presumida, absoluta, com base…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.