IPTU Progressivo e a Emenda Constitucional 29/00

Publicado em 05/08/2006

Entendia o Min. Velloso que o artigo 156, § 1°, e artigo 182, § 4°, perseguiam duas finalidades distintas, e que as "funções sociais" a que se referiam cada um deles não eram comuns. O primeiro teria fins de atuar como instrumento de uma justa distribuição da carga tributária, taxando mais severamente aqueles de maior capacidade económica, e de maneira mais branda os contribuintes mais modestos. O último seria um instrumento para ordenamento de áreas urbanas.

De todo o exposto, ressai a conclusão no sentido de que, forte na Constituição, art 145, § 1°, as alíquotas do IPTU deverão ser progressivas, forma, aliás, de sem emprestar a esse imposto caráter de pessoalidade, dado que a progressividade, segundo M. DUVERGER, lembra Hugo de Brito Machado, "constitui um dos meios mais eficazes de personalização do imposto" [...]. Essa progressividade assentar-se-á, especificamente, no disposto no art. 156, § 1°, da Constituição, certo que a "função social" ali inscrita não é a mesma "função social" do § 2° do art. 182 da Constituição: a primeira, do art. 156, § 1°, independe do plano diretor, porque localizada no campo tributário e não está jungida ao reordenamento das áreas urbanas. Ela se assenta, a função social do art. 156, § 1°, numa política redistributiva, ou a progressividade assentada no art. 156, § 1°, visa a realizar uma política…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.