IPTU Progressivo e a Emenda Constitucional 29/00

Publicado em 05/08/2006

Qual, portanto, a razão de ter a Constituição mencionado a progressividade no art. 156, § 1°, em relação ao EPTU? Entendo que, simplesmente, porque, tendo criado uma progressividade no tempo como instrumento da finança de ordenamento [no art. 182, § 4°] ou poder de polícia, na área de política urbana, quis deixar claro que a mesma progressividade poderia ser utilizada não como instrumento de política fiscal visando a outros fins, salientando-se não haver a menor incompatibilidade entre uma coisa e outra. [...] Em suma, nada impede um IPTU progressivo em função do valor do imóvel, com base no art. 156, § 1°, da Constituição. A progressividade no tempo, elemento de uma política de ordenamento de política urbana fica restrita à hipótese prevista no art. 182, § 4° da CF.( COSTA. Alcides Jorge da. IPTU - Progressividade. Revista de Direito Público, São Paulo, SP, ano 23, a 93, p. 239,241. jan./ mar. 1.990.)

Considerando essas duas correntes antagônicas, resta claro que a determinação de qual era a natureza desse instituto - fiscal ou extrafiscal - dependeria diretamente da espécie de interpretação que fosse adotada. Com efeito, se fosse tomado apenas, e de forma isolada, o texto constante do parágrafo primeiro do artigo 156, chegar-se-ia à conclusão de que não parecia…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.