IPTU Progressivo e a Emenda Constitucional 29/00

Publicado em 05/08/2006

Segundo os ensinamentos de Luciano Amaro, pode-se dizer que esse princípio tem em vista atingir duas finalidades. A primeira de preservar a eficácia da própria lei tributária, uma vez que seria inócua a norma que instituísse tributo onde não há riqueza a ser gravada, e em consequência, inexistir possibilidade de arrecadação. Por outro lado, aproximando-se da proibição do confisco (CR, artigo 150, inciso IV), também serve de amparo ao contribuinte, evitando que fique ele sujeito à tributação que exorbite seu porte econômico.

Perante a capacidade contributiva, visa-se que cada indivíduo venha contribuir para com a coletividade em função de sua respectiva força económica, levando em consideração a riqueza e o ônus de cada tributo. Ademais, é mediante tal princípio, atrelado ao da igualdade, que surge o poder atuante e controlador do contribuinte perante o Legislativo e o Judiciário no intento de desautorizar qualquer forma de tributação pervertida.( HARADA. Kiyoshi. Direito Financeiro e Tributário. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2.004, p. 360)

2.4.1. Âmbito de Aplicação do Princípio da Capacidade Contributiva

Abre-se um parêntese para registrar que parece haver certa divergência quanto ao âmbito de aplicação desse princípio.

Enquanto Carraza se pronuncia no sentido de que "nada impede que também as taxas e a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.