IPTU Progressivo e a Emenda Constitucional 29/00

Publicado em 05/08/2006

A crítica ainda aponta que consectário direto do aviltamento do princípio da capacidade contributiva, seria igual ofensa ao princípio isonômico.

Conforme anteriormente abordado no item 2.3 retro, tanto o artigo 5°, caput (tratamento genérico), quanto o artigo 150, inciso II (esse específico à esfera do direito tributário), vedam que o Poder Público dispense tratamento diferenciado a contribuintes que se encontrem em mesma situação fálica. Diante desses mandamentos, o constituinte derivado, quando no inciso I, § 1°, do artigo 156 possibilitou à autoridade fiscal a aplicação da progressividade fundada em presunção de capacidade contributiva - apontada pelo valor do imóvel -, ao invés de estar amoldando o imposto às condições do contribuinte, pode vir a cometer injustiças, pois o critério do valor venal adotado não é indicativo confiável bastante para apontar a capacidade económica do sujeito passivo da obrigação. Em outros termos, dois contribuintes que se encontrem em situação de fato idêntica, sendo proprietários de imóveis de valores diferentes, serão taxados também de forma desigual, pois o critério a ser considerado não será sua condição económica real, mas a expressão monetária do bem que possuem.

Esse mesmo insensato procedimento de desconsiderar a capacidade contributiva acaba ofendendo também o…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.