IPTU Progressivo e a Emenda Constitucional 29/00

Publicado em 05/08/2006

A crítica feita pela doutrina é de que esse valor não demonstra suficientemente, ou não é a referência correta, para aferição da capacidade efetiva do contribuinte.

Carrazza, não corroborando desse entendimento, enfatiza que "a capacidade contributiva, para fins de tributação por via de IPTU, é aferida em função do próprio imóvel (sua localização, dimensões, luxo, características, etc.), e não da fortuna em dinheiro de seu proprietário", para depois finalizar se expressando que "o IPTU deve obedecer ao princípio da capacidade contributiva, nos termos do (...) art. 145, § 1°, 1a parte, da CF. E, para isso, deve ser progressivo. Uma progressividade fiscal de existência obrigatória"(ob. Cit., p. 47).

Mesmo diante dessa respeitável lição acima transcrita, Rossi pondera que:

Com o devido respeito, ousamos discordar desse respeitável entendimento, pois ainda que se admitisse a possibilidade de se adotar a progressividade no IPTU, o valor do imóvel, sua localização, suas características, etc., não seriam índices seguros para revelar a capacidade económica do contribuinte(ob. Cit., p. 235)

Não é diferente o entendimento de Ives Gandra e Aires Barreto, quando asseveram:

[...] a progressividade fundada em valor venal do imóvel não reflete a efetiva…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.