Introdução Crítica ao Direito Penal Brasileiro

Publicado em 27/08/2006

Pág. 87 e 88

“A subsidiariedade coloca a questao da autonomia do direito penal, que se resolve em saber se é ele constitutivo ou sancionador. Predomina no Brasil o entendimento de ser ele constitutivo, afirmando Fragoso que, “mesmo quando o direito penal tutela bens e interesses jurídicos já tutelados pelo direito privado, o faz de forma peculiar e autônoma”.

Pág. 88

“Os principais argumentos da corrente constitutiva estao: 1o) no caráter original do tratamento penal; 2o) na convivencia de conceitos jurídicos com distintos conteúdos; e 3o) na existencia de matéria só versada pelo dierito penal.“

Pág. 89

“Se a essas consideraçoes se acrescenta o caráter unitário do ilícito perante todo o ordenamento jurídico, que é hoje concepçao predominante, a conclusao no sentido de ser o direito penal sancionador se impoe. [...] Mais do que como resultado do exame objetivo das relacoes entre o direito penal e a totalidade do ordenamento jurídico, o caráter sancionados deve constituir uma recomendaçao político-criminal a qual esteja permanentemente atento o legislador.”

Pág. 90

“As relaçoes que o direito penal matém com outros ramos do direito sao na verdade relaçoes das normas jurídico-penais com outras normas, da perspectiva de validade [...] ou da perspectiva de sua interpretaçao [...]. Dentre nós, a Constituiçao de 1946 empregara em vao o termo “repressao” para o abuso…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.