Introdução Crítica ao Direito Penal Brasileiro

Publicado em 27/08/2006

INTRODUÇÃO CRÍTICA AO DIREITO PENAL BRASILEIRO


Capítulo I. DIREITO PENAL E SOCIEDADE. SISTEMA PENAL. CRIMINOLOGIA. POLÍTICA CRIMINAL.

§ 1o Direito penal e sociedade

Pág. 17

“[...] valham-nos as palavras de Losano – que “das sociedades pré-letradas até as pós-industriais, os homens movem-se dentro de sistemas de regras”. Convém, entretanto, questionar imediatamente as formas de apariçao históricas do direito, para contornar riscos idealistas aos quais podem expor-se os iniciantes.”

Pág. 18 e 19

“Uma passagem de Tobias Barreto [...]: “nao existe um direito natural, mas há uma lei natural do direito”. [...] Ao conceber o direito como algo nao revelado ao homem [...] nem descoberto por sua razao [...], mas sim produzido pelo grupamento humano e pelas condiçoes concretas em que esse grupamento se estrutura e se reproduz; ao ridicularizar a concepçao do direito como “uma lei suprema, preexistente a humanidade e ao planeta que ela habuta”, Tobias Barreto se antecipava extraordinariamente as concepçoes jurídicas correntes no Brasil de sua época.”

Pág. 19

“O direito penal vem ao mundo (ou seja, é legislado) para cumprir funçoes concretas dentro de e para uma sociedade que concretamente se organizou de determinada maneira.

Pág. 20

“O direito penal existe para cumprir finalidades, para que algo se realize, nao para a simples celebraçao de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.