Introdução Crítica ao Direito Penal Brasileiro

Publicado em 27/08/2006

Pág. 74

Terceira: proibir o emprego de analogia para criar crimes, fundamentar ou agravar penas [...].”

“[...] no direito, teriamos analogia quando o jurista atribuisse a um caso que nao dispoe de expressa regulamentaçao legal a(s) regra(s) prevista(s) para um caso semelhante.”

Pág. 75

“Salta aos olhos a total inaplicabilidade da analogia, perante o princípio da legalidade, a toda e qualquer norma que defina crimes e comine ou agrave penas, cuja expansao lógica ou qualquer processo, é terminantemente vedada, havendo neste ponto unanimidade na doutrina brasileira.”

Pág. 76

“No Brasil, muitas vezes admitiu-se e praticou-se a analogia vedada. Rememora Fragaso um decreto-lei do Estado Novo (n° 4.166, de 11 de mar. 42) que “expressamente autorizava o recurso ‘a analogia”. A puniçao do apoderamento ilícito de aeronaves (entao fato atípico entre nós) a título de sequestro, pelos tribunais, durante a ditadura militar, implicou analogia.”

Pág. 77

“[...] analogia admitida é aquela que favorece o acusado, é a analogia in bonam partem. Há quase unanimidade nos autores brasileiros quanto ao acolhimento da analogia in bonam partem.”

“O artigo 4° da Lei de Introduçao ao Código Civil recomenda que, na omissao da lei, o juiz decida “de acordo com a analogia, os costumes e os príncipios gerais de direito”. Temos, no…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.