Intervenção do Estado na Propriedade Privada

Publicado em 16/10/2009

 

6 Objetivo

Transferência do bem desapropriado para o acervo do expropriante, mediante indenização gerada pela transferência, como regra geral, mas há exceções como a expropriação social, por iniciativa de particulares, conferida no art. 1228, § 4º CC. Acarretando a perda do imóvel, indenizando-se o proprietário ao final, quando:

a)A posse seja de considerável número de pessoas; b) seja ela ininterrupta e de boa-fé por mais de 5 anos; c) tenham os posseiros realizado obras e serviços considerados pelo juiz de relevante interesse social e econômico. Essa modalidade não se confunde com a desapropriação clássica por ser promovida por particulares, e não pelo Estado; também não se iguala à usucapião por ser este gratuito.

 

7 Competência

Pode legislar sobre desapropriação unicamente a União, com base no artigo 22, II, da Constituição Federal.

Competentes para declarar a utilidade pública ou o interesse social de um bem para fins de desapropriação: União, Estados, Distrito Federal, Territórios, Municípios e excepcionalmente o DNER, este por força do Decreto Lei 512, de 21 de março de 1969.

Podem promover a desapropriação, após o decreto de utilidade pública, praticando atos concretos para efetuá-la: União, Estados, Distrito Federal, Territórios e Municípios, as autarquias, os estabelecimentos de caráter público em geral ou que exerçam…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.