Interpretação da Lei Penal

Publicado em 24/12/2003

É a interpretação dada pela fonte de onde foi emanada a lei, ou seja, o poder legislativo, pode ser:

Contextual

Que é a realizada no momento em que editado o diploma legal que se procura interpretar, caso do artigo 327 do Código Penal, que definiu o conceito de funcionário público no mesmo instante em que previa, no corpo do Código, os crimes que para a sua configuração, exigiam a sua especial qualificação.

Posterior

Levada a efeito mediante uma lei do Congresso, que esclarece o sentido de outra lei preexistente e é denominada lei interpretativa.

Segundo Carlos Maximiliano, não existe propriamente uma interpretação autêntica, e ainda, ela é colocada em dúvida quanto a sua constitucionalidade por vários doutrinadores, pois segundo eles, este tipo interpretação arranha o princípio da separação de poderes de Montesquieu, onde ao Congresso incumbe fazer leis, ao aplicador(executivo e judiciário) interpretá-las.

Judicial

É a realizada pelos órgãos do poder judiciário, que por intermédio de suas decisões, tornam a lei viva, aplicando-a na solução de casos concretos que lhes são apresentados dentro de um processo. A interpretação jurídica é de natureza essencialmente teleológica, o jurista deve sempre procurar o fim da lei, o resultado que quer alcançar na sua atuação prática, a indagação racional do sentido da lei.

A interpretação judicial está intimamente ligada ao problema da jurisprudência como forma de expressão do…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.