Interpretação da Lei Penal

Publicado em 24/12/2003

Interpretaçao da Lei Penal


PRINCÍPIO DA LEGALIDADE

O reconhecimento legislativo deste princípio teve suas origens com a Declaração de Virgínia de 1776, passa pela Josephina austríaca, de 1787, e tem seu momento culminante com a Declaration des Droits de l’ Home et du Citoyen, de 1789 – "Nenhum homem pode ser acusado, detido ou encarcerado, senão nos casos determinados pela lei e segundo as formas por ela exigidas" (art. 7.º) e "a lei só deve estabelecer penas, de forma estrita, e necessárias, e ninguém pode ser punido senão em virtude de lei estabelecida e promulgada com anterioridade ao delito e legalmente aplicada" (art. 8.º). Posteriormente, com o Código Penal francês de 1810, este princípio propagou-se por todas as legislações penais contemporâneas.

Enunciado no art. 1.º do Código Penal brasileiro – "não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal"– e com base constitucional igualmente expressa (art. 5º. , XXXIX, CF), o princípio da legalidade consolida-se como o mais importante do Código Penal. Ele estabelece que nenhum comportamento pode ser considerado crime sem que uma lei anterior à sua prática o defina como tal. A lei penal descreve um comportamento ilícito, ao qual prevê certa sanção. Por esse princípio, estabelece-se também, que nenhuma pena pode ser aplicada a alguém sem que seja prevista anteriormente.

Assim, a regra do art.1ºdo CP, denominada princípio da legalidade, compreende o princípio da reserva legal,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.