Instituto da Reabilitação Penal

Publicado em 01/06/2005

No Código Penal hoje, a reabilitação é tratada nos artigos 93 a 95.

Algumas mudanças foram feitas. Enquanto no artigo 119 falava-se de pena de interdição de direito, no artigo 93, a reabilitação alcança quaisquer penas aplicadas em sentença definitiva.

Segundo Cezar Roberto Bitencourt, em seu livro "Manual de Direito Penal", de 2002, da Editora Saraiva, a reabilitação, além de garantidora do sigilo da condenação, é causa de suspensão condicional dos efeitos secundários específicos da condenação.

Outra modificação diz respeito ao pressuposto temporal. A lei atual não faz distinção entre reincidente e não-reincidente, mantendo o mesmo prazo de carência para ambos, dois anos. No passado, era de quatro anos para o primário e oito para o reincidente.

Além disso, é indispensável a presença simultânea, dos seguintes requisitos: domicílio no país durante o prazo de carência; importância político-criminal; demonstração de bom comportamento público e privado; ressarcimento do dano ou comprovação de sua impossibilidade.

Para Bitencourt, a reabilitação tem duas finalidades: permitir ao condenado uma folha corrida in albis e restaurar os direitos atingidos pelos efeitos específicos da condenação, com exceção das ressalvas expressas. "É uma ação que visa resguardar o sigilo sobre a condenação, permitindo ao condenado apresentar-se à sociedade como se fosse primário". (Bitencourt, pág 672)

Após a reforma, portanto, a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.