Instituições da Época da República

Publicado em 22/04/2003

O Senado, teoricamente era apenas uma atribuição consultiva, logo após a Segunda guerra púnica, pouco a pouco foi se transformando em um verdadeiro centro do governo, e suas atribuições, atingia setores da administração pública e principalmente os magistrados, que através dos pretores, decidiam os mais variados assuntos. Desta forma os senado somente poderia reunir-se, mediante convocação dos magistrados superiores (ius agendi cum senatu), competindo-lhes também a presidência e a proposta (ius refendi ad senatum,), assim, por mais que denominassem, de instituição política, grande parte dos autores a consideravam tipicamente de direito, tendo em vista as decisões realizadas por magistrados, pois além de participarem na formação das Leis, podia o senado anular as que fossem votadas, com preterição da formalidades necessárias.

O Senado era composto inicialmente de trezentos membros, no entanto, após a reorganização da questiones perpectuae, cujo julgamento competia aos juizes tirados do senado, esse número tornou-se insuficiente, pois eles eram também os julgadores das causas cíveis. Houve então a necessidade de aumentar os juizes, que foi feito por Sila, que elevou seu número para seiscentos julgadores. Eram, os senadores escolhidos pelos cônsules, porém logo após a Lei Olívia, essa atribuição ficou a cargo dos censores, que poderiam modifica-lo a cada censura (lectio senatus). Compunha-se então o Senado, na sua quase totalidade, de magistrados anteriormente eleitos pelo povo, sem distinção entre os patrícios e os plebeus, salvo aso primeiros a exclusividade de duas prerrogativas do antigo senado…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.