Homicídio Qualificado e Privilegiado

Publicado em 24/05/2006

Tribunal: STJ/ Órgão Julgador: 5a. T./ Relator: Jorge Scartezzini

Processual penal - homicídio qualificado - desmembramento de processo - existência de grande número de réus presos - ilegalidade - inocorrência - incidente de insanidade - necessidade da ocorrência de doença mental. - a separação de processos no âmbito competencial do mesmo juízo pode ser determinada facultativamente quando por motivo relevante for reputada conveniente (inteligência do art. 80 do cpp). - de outro lado, o incidente de insanidade mental, de que trata o art. 152 do cpp, pressupõe quadro de debilidade mental do acusado, o que no caso inocorre. - ordem denegada, cassando-se a liminar concedida.

3.2 POR MOTIVO FÚTIL

Verifica-se o motivo fútil quando a morte se dá por motivo sem importância, frívolo, leviano, que leva o agente à prática desse grave crime, na inteira desproporção entre o motivo e a extrema reação homicida. A ausência de motivo, contudo, não é equiparada (não equivale) ao motivo fútil.

Não se deve confundir o motivo fútil com o motivo injusto, pois, em muitos casos, um motivo que traz em si a aparência de frívolo projeta-se como relativamente suficiente, exonerando a qualificadora da futilidade.

Os tribunais brasileiros têm reconhecido o motivo fútil nas discussões banais e habituais entre marido e mulher, no rompimento de namoro, nas discussões familiares de pouca…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.