História do Direito Penal

Publicado em 22/04/2003

Outra importante contribuição veio através de John Howard, que percorreu as prisões européias e relatou o que presenciou. Este encabeçou o movimento humanitário para a reforma das prisões, propondo tratamento mais digno aos presos, concedendo-lhes direito ao trabalho, religião, alimentação sadia, etc. Estes pensadores fundamentaram uma nova ideologia de pensamentos modernos, que repercutiram na aplicação da justiça. A arbitrariedade se contrapôs a razão, à determinação caprichosa dos delitos e das penas, se pôs à fixação legal das condutas delitivas e penais. O pensamento predominante ia de encontro a qualquer crueldade e se rebelava contra qualquer arcaísmo. Outro notável penalista, Pietro Nuvolone, põe em destaque a posição de Beccaria, em relação à prisão preventiva, que se inspira no princípio da presunção da não culpabilidade, ou pelo menos no princípio do respeito à liberdade e do direito do acusado que não está ainda condenado. Ainda defendendo as mesmas idéias, surgiram no século XIX outros como Filangieri, Romagnose, Carmignani, destacando-se nesse período da escola clássica, Francesco Carrara. Pode-se colocar este autor como outro ponto de referência na evolução do Direito penal, cuja obra principal – Programa de curso de Direito Criminal – é consultada até hoje por magistrados, professores e advogados.

Este autor é um seguidor da obra de Beccaria, no que ela tem de aspirações e aperfeiçoamento do Direito Penal como ciência normativa. Nuvolone, refere-se a ele como uma expressão característica do pensamento jusnaturalista. O…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.