História do Direito Penal

Publicado em 22/06/2009




2. Direito Penal Comum

O Direito Penal Comum era feito de costumes locais, de Direito Feudal, de Direito Romano, de Direito Canônico e de Direito Comercial, foi acompanhado pelo nascimento dos Direitos Nacionais (Séc. XII E XIII). O Renascimento dos estudos romanísticos dá lugar a um fenômeno chamado de recepção.

Nesse período sobressai-se o trabalho dos comentadores dos textos romanos sobre o Direito Canônico e o Direito Local ou estatuário. Surgem assim principalmente na Itália os glosadores (1100 – 1250), sendo o fundador da Escola de Glosadores Irnério, surgem também, os pós-glosadores (1250 – 1450) que eram aqueles mais preocupados com o Direito Comum. Destaca-se dentre eles Alberto Gandino, autor de Tratactus de maleficiis.

Sob influências dos glosadores e dos pós-glosadores surgiram importantes diplomas legais, com o fortalecimento do poder político entre os povos germânico, especialmente do século XII. Destacam-se a Constitutio Moguntina, de Frederico II(1235), e a Constitutio Criminalis Carolina (1532), de Carlos V, sobre esta se desenvolveu o Direito Penal medieval na Alemanha. A obra de Carolina torna-se importante porque atribui definitivamente ao poder punitivo do Estado, que, na época, apresentava-se profundamente enfraquecido, estabelecendo a chamada cláusula salvatória.

Pretende-se, nos dias de hoje, reinventar o Direito Comum, eliminando as fronteiras entre as nações, pois ocorre, a partir do aumento cada vez mais crescente da sociedade, uma abundância de normas que torna a ordem jurídica pouco palpável, digerível. Sentimos, assim, a necessidade de um “direito…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.