História Constitucional do Brasil

Publicado em 12/06/2003

Contra a Constituição de cinco de outubro desde a data de sua promulgação, tanto na esfera ideológica como no vasto campo dos interesses contrariados, o texto constitucional tem esbarrado em poderosos desafetos. Mas a tempestade que desde cinco de outubro cai sobre a Constituição promulgada não parte tão-somente dos extremistas da esquerda ou da ala radical do Partido Trabalhista de Luiz Inácio da Silva, cuja bancada, com uma só exceção, votou contra o texto da Lei Maior, sem recusar-lhe a assinatura, como de inicio chegara a ser proposto e fora propalado nos meios de comunicação.

Também a direita brasileira, sobretudo aquela passional, não trepidou em levantar suas armas contra o constitucionalismo desse novo pacto fundamental, dirigido em grande parte para a concretização, com toda a amplitude e solidez, de um Estado social de direito, que conserva assim uma tendência cada vez mais acentuada nos últimos 60 anos. A direita se queixa, em primeiro lugar, do descompasso entre a ordem social que avançou, e a ordem econômica que ofereceu recuos. Os mais inconformados na critica, como o Senador Roberto Campos, vão a ponto de asseverar com acrimônia que a nova Constituição "é saudavelmente libertária no político, cruelmente liberticida no econômico comoventemente utópico no social’".

Contra a nova Carta partiu do Presidente Sarney quando ela ainda se achava em gestação por ensejo das votações do segundo turno.

O presidente usou em seu discurso dados estatísticos estimados em moeda estrangeira, ou seja, em dólar, ao mesmo passo que se reportou a "uma brutal explosão de gastos públicos", a pressões tributárias…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.