Habeas Corpus

Publicado em 22/04/2003

Mas a Carta é relevante, pois teve valia para que as gerações posteriores lessem o texto como fixador de princípios gerais de obediência à legalidade, da existência de direitos da comunidade que o próprio rei deve respeitar. Quer dizer, apesar de João sem Terra ter sido obrigado, em 1215, pelos barões, sob a força das armas a assinar a Magna Carta, tal documento não foi dirigida às garantias do homem da comunidade, sendo uma definição de princípios da monarquia limitada, sem repercussão, porém, às massas.

Entretanto, modernamente, a interpretação e o senso jurídico tem em seus princípios o fundamento para as garantias dos indivíduos. Dentre os quais destacam-se o princípio do Habeas corpus e do júri, consagrados no texto da Magna Carta: "Nenhum homem livre será encarcerado ou exilado, ou de qualquer forma destruído, a não ser pelo julgamento legal dos seus pares e por lei do país"

A revolução Francesa e a Independência Americana, consagravam a experiência inglesa da Magna Carta e do Habeas corpus Act de 1679, especialmente quanto à consciência de que direitos somente têm consistência quando acompanhados dos instrumentos processuais para a sua proteção e efetivação.

Das Declarações formais de Direitos, passou-se à sua incorporação nos textos constitucionais, inicialmente como preâmbulo, e ás vezes como capítulo autônomo.

Na Constituição brasileira de 1824 (Brasil Império), já estava consagrada a declaração de direitos e garantias, o que foi repetido e atualizado nas posteriores.

Seguindo a tendência das cartas anteriores, a Constituição…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.