Forma das Transmissões das Obrigações

Publicado em 05/04/2006

O direito brasileiro não cogitava, expressamente, da cessão de débito, mas, em face do princípio da liberdade das convenções, nada se opunha a que as partes recorressem a esse tipo de negócio, pactuando que se modificasse o sujeito passivo de uma relação jurídica obrigacional. Mas, para que tal ocorresse, era indispensável haver o assentimento do credor, dos fiadores e dos terceiros proprietários de bens dados em garantia.

DIMAS DE OLIVEIRA aponta, mesmo, um caso em que a cessão de débito se encontra largamente difundida entre nós: é o do financiamento de construções, no qual o devedor, ao alienar o imóvel, transpassa seu débito ao adquirente. Tal negócio, entretanto, para liberar o cedente, depende da intervenção concorde do mutuante, e então a hipótese se assemelha, para não dizer que se confunde, com a de novação. Da transmissão das obrigações à assunção de dividas (cessão de débito) é regulado pelo código civil de 2002, nos art. 299 ao art. 303.

4.2 Considerações Finais e Conclusão

Aparentemente nenhuma vantagem maior se encontra na cessão de débito que não possa ser alcançada pela novação. Aliás, o mister de se colher nova anuência de todos os interessados (com a possível exceção do devedor, nos casos de expromissão liberatória) faz dos dois institutos, senão a mesma figura, pelo menos figuras extremamente semelhantes.

Uma hipótese, contudo, parece-me existir em que a cessão de débito devia ser admitida, mesmo sem a anuência do credor e na qual o instituto…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.