Filiação

Publicado em 22/04/2003

Art. 345 - A ação de que trata o artigo antecedente, uma vez iniciada, passa aos herdeiros do marido.

Ao marido reconhece-se a titularidade porque o interessado depende de sua sensibilidade íntima, ou de sua capacidade de absorver o adultério e de assumir a criança que vai nascer.

Se, no curso da ação, ocorrer o falecimento do marido, seus filhos e herdeiros assumem a relação processual. Por herdeiros não se entendem apenas os filhos, mas todos aqueles que são aptos a suceder, sempre uns na falta dos outros. De modo que são aplicadas as mesmas regras da ordem hereditária à capacidade de substituição processual. Contudo, o início da ação é restrito apenas ao marido.

Todavia, há corrente que aceita a capacidade da mulher: "Legitimidade ad causam. Negatória de paternidade. Cumulação com pedido de retificação de assento de nascimento. Ação proposta pela mãe do menor. Mulher que contribuíra para o reconhecimento contrário à verdade. Irrelevância. Legítimo interesse. Têm legítimo interesse para impugnar o registro que perfilhou uma criança não só os parentes sucessíveis do perfilhante, como a própria mãe, ainda que tenha contribuído para o reconhecimento contrário à verdade".

5.1 - Pode haver ação declaratória de negação de paternidade ou negatória de paternidade?

Sim. A ação negatória de paternidade visa a destruir a presunção da filiação legítima. Sendo, também viável quando cumulada com nulidade de reconhecimento de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.