Evolução Histórica dos Títulos de Crédito

Publicado em 13/04/2004

Apesar de vários juristas tentarem demonstrar que já existiam os rudimentos da letra de cambio na antiguidade, não há qualquer documento seguro que possa apoiar tal afirmação.

Embora incerta a origem, não pairam duvidas de que a difusão deste instituto ocorreu na Idade Média, em virtude do grande desenvolvimento mercantil, sobretudo nas cidades italianas marítimas, onde se realizavam famosas feiras, das quais participavam os principais mercadores europeus. Na Idade Média se conhecia esse praticava a troca era desconhecido, todavia.

Entre os séculos XII e XIII a atividade mercantil, a produção e o intercâmbio de bens se fazem mais intensos, rápidos e complexos, e a economia creditícia própria dos tempos modernos começou a afirmar-se.

Em algumas cidades da França surgiram feiras, freqüentadas por homens de negócios de diversos Estados e diversas comunidades, principalmente por comerciantes e banqueiros florentinos e genoveses que se encontravam periodicamente para tratar e concluírem compras e vendas, trocas de moedas, com a possibilidade de recorrer a juizes ad hoc para tutela expeditiva de razões.

Milão, Genova, Lyon e ainda outras cidades converteram –se em centros comerciais. Novas relações surgiram entre as republicas italianas e os paises do oriente, e as vinculações já em curso se fizeram mais intensas. Tal desenvolvimento, contudo encontrou obstáculos:

  • A diversidade de moedas entre as cidades italianas fato do qual decorria, para o comerciante a necessidade de trocar a sua moeda por aquela da cidade com qual realizava o negocio. Foi para resolver este problema que surgiu a operação de câmbio,que consistia na troca de moeda de uma espécie por outra. Tal operação foi…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.