Evolução Histórica do Direito Penal

Publicado em 22/04/2003

Situa-se a Consolidação como um texto de transição entre o Código de 1890 e a grande reforma penal que seria empreendida durante o Estado Novo, em 1940, 1941, sob os auspícios do Min. da Justiça Francisco Campos.


3.4- Código Penal de 1940.

Constituída a comissão revisadora, integrada por Vieira Braga, Nelson Hungria, Narcélio de Queiroz e Roberto Lira, a qual, com a colaboração de Costa e Silva, desincumbiu-se da redação do projeto que, pelo decreto-lei n. 2848 de 7 de dezembro de 1940, se transformaria no Código Penal de 1940, o terceiro do Brasil. Este Código recebeu influência marcante do Código italiano de 1930 (Código Rocco) e do suíco de 1937. Uma das maiores virtudes do novo Código é a boa técnica e a simplicidade que está redigido, tornando-o uma lei de fácil manejo, merecendo muitos elogios. A novidade é a adoção do duplo binário de acordo com o duplo binário, de acordo com o modelo italiano, que se utiliza da pena e da medida de segurança como respostas básicas ao crime cometido, esta inovação resultou de uma política criminal híbrida, ou de transação. Algumas circunstâncias como um número insuficiente de estabelecimentos penais necessários e outras aliadas a profundas mutações ocorridas no quadro social, político e econômico brasileiro, após a década de 50, levou…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.