Evolução Histórica do Direito Penal

Publicado em 22/04/2003

O Período Humanitário ocorre entre 1750 a 1850, tendo seu início no decorrer do Iluminismo, marcado por pensadores que contestavam as idéias absolutistas. Pregava-se a reforma das leis e da administração da justiça penal no fim do século XVIII.

Este período surge como reação à arbitrariedade da administração da justiça penal e contra o caráter das penas, pois os povos estavam cansados de tantas barbaridades a qual eram submetidos.

Pensadores como Montesquieu, Voltaire, Rousseau, D' Alembert, Locke e também o Cristianismo, foram fundamentais para a construção de tal período e para a transformação liberal e humanista do Direito Penal. Estes pensadores fundamentaram uma nova ideologia de pensamentos modernos, que repercutiram na aplicação da justiça: à arbitrariedade se contrapôs a razão, à determinação caprichosa dos delitos e das penas se pôs a fixação legal das condutas delitivas e das penas. O pensamento predominante ia de encontro a qualquer crueldade e se rebelava contra qualquer arcaísmo, para isso cabe ressaltar uma frase de Basileu Garcia: "Homens, resisti à dor, e sereis salvo".

Aqui, cabe saber a ligação do Direito penal com a "Filosofia das Luzes", os pensamentos de Beccaria, o Direito Natural e sua influência e a Escola Clássica ( esta será citada no tema "As Escolas Penais"), pontos estes que influenciaram e fizeram a construção do Período Humanitário.

O Direito Penal e a "Filosofia das Luzes":

Os séculos XVII e XVIII foram marcados pela crescente importância da burguesia, classe social que comandava o…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.