Evolução Histórica do Direito Penal

Publicado em 22/04/2003

O Código de 1830 conservou: a pena de morte pela forca, com um ritual macabro que acompanhava o condenado e impunha a proibição de enterro "com pompa", a pena de galés, com "calceta no pé e corrente de ferro", o trabalho forçado, manteve o banimento do país, o degredo para lugar determinado e o desterro para fora do lugar do delito ou da principal residência do réu e do ofendido. Ainda abriu uma negra exceção contra o réu escravo, permitindo a condenação deste a pena de açoites, quando incorresse " em pena que não seja a capital ou de galés" (art. 60). As críticas da época se concentravam não sobre os aspectos mas sobre o caráter liberal do novo código que se supunha responsável pelo recrudescimento da criminalidade.


3.3- O Código Penal Republicano - 1890 e A Consolidação das Leis Penais - 1932.

Com a abolição da escravidão (1888) e o desmoronamento da monarquia e a proclamação da República (1889), começa-se uma nova época que se caracterizou pela necessidade de adaptar as leis vigentes às exigências da burguesia urbana e da aristocracia. Os novos detentores do poder cuidaram de substituir o Código do Império, uma tarefa não tão difícil uma vez que o Conselheiro Batista Pereira já vinha trabalhando em um projeto de reforma penal ao ser proclamada a república. Designado pelo Min. Campos Sales, do governo provisório, para a elaboração do Código Republicano, o projeto que, em 11 de outubro de 1890 veio a transformar-se no segundo…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.