Dos Estados, Municípios e Territórios

Publicado em 22/04/2003

Esse critério de repartição de competências, até hoje o mais conhecido e aceito(poderes implícitos), tem-se completado com outras tantas formas de reparti-las. Apenas para ilustração, os poderes podem vir repartidos de ordem inversa à mencionada (poderes dos Estados-membros explicitados e os da União remanescentes). Ao lado desse critério, podemos encontrar as competências concorrentes, onde as normas gerais ficam por conta de uma das esferas de poder (a União), e as particulares, para as ordens parciais. Podemos ainda apontar apenas para mencionar, as competências comuns, onde são deferidas a todas as ordens as mesmas tarefas, devendo funcionar a execução dentro de um regime de cooperação entre elas.

A doutrina tem-se preocupado com o fato de, na divisão de competências entre as duas ordens federais, existir um desequilíbrio entre as rendas.

Trata-se de problema que está intimamente ligado ao da repartição constitucional de competências, qual seja, a questão da repartição constitucional de rendas. Muitas vezes, a Carta Magna defere aos entes federados, tarefas consubstanciadas nas mais variadas competências. São encargos que devem ficar sob a responsabilidade dos Estados-membros. A entrega de tais tarefas deve vir acompanhada de renda suficiente para que os Estados-membros possam desempenhar os encargos recebidos. O mesmo ocorre com a União. Se tem encargos, deve ter renda própria.

Dessa maneira, verifica-se a necessidade de um equilíbrio entre tarefas e rendas, de forma que não basta estarmos diante de uma repartição constitucional de competências (encargos) sem o devido acompanhamento do suporte financeiro (por via de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.