Dos Atos Jurídicos Praticados Por Menores Púberes e Impúberes

Publicado em 22/04/2003

"Com la expressión << autonomia privada >> he designado el poder atribuido por la ley a los individuos de crear nomas jurídicas en determinados campos a ellos reservados."

Para o saudoso doutrinador italiano Luigi Ferri, o negócio jurídico é fonte de norma jurídica, e a autonomia privada seria, então, poder normativo. O exercício da autonomia privada pressupõe autonomia da vontade. Para o jurista Sílvio Rodrigues, consiste a autonomia da vontade "na prerrogativa conferida aos indivíduos de criarem relações na órbita do direito, desde que se submetam às regras impostas pela lei e que seus fins coincidam com o interesse geral, ou não o contradigam."

Pressuposto para que o homem possa praticar atos jurídicos e fazer atuar sua vontade autônoma, necessário que a lei confira efeitos à expressão dessa vontade, o que não ocorre com os incapazes.

Por essa razão, o legislador encerra a questão eivando de nulidade (absoluta) o ato jurídico praticado por menor impúbere e de anulabilidade quando a prática ocorrer por menor púbere (Código Civil, arts. 145, I, e 147, I).

A doutrina tradicional enxerga no ato nulo um ato insuscetível de ser ratificado, e que não produz efeitos na órbita jurídica. A nulidade seria ainda imprescritível. Já o ato anulável é passível de ratificação e produz efeitos, os quais, mediante provocação das partes, poderão ser anulados, restituindo-se as partes ao status quo ante. Outra diferença seriam os efeitos retroativos da declaração da nulidade (ex tunc), enquanto a declaração da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.