Dissídio Coletivo e os Limites do Poder Normativo

Publicado em 05/08/2006

Já os dissídios coletivos de natureza jurídica, ou, também denominados de dissídios coletivos de direito, visam a interpretação de uma norma preexistente, legal, costumeira ou mesmo oriunda de acordo, convenção ou dissídio coletivo. Razão pela qual, o dissídio coletivo dessa natureza (jurídica) prescinde da existência de um processo.

Conforme argumenta Amauri Mascaro Nascimento(2003, p.69):

De acordo com a doutrina tradicional, os conflitos coletivos, por sua vez, dividem-se em econômicos e jurídicos. Económicos, ou de interesse, são os conflitos nos quais os trabalhadores reivindicam novas e melhores condições de trabalho. Jurídicos, ou de direito, são os conflitos em que a divergência reside na aplicação ou interpretação de uma norma jurídica. A diferença entre os dois tipos de conflitos está na finalidade de um e de outro. Nos primeiros a finalidade é a obtenção de uma norma jurídica -convenção coletiva ou sentença normativa. Nos segundos a finalidade é a obtenção, mas a declaração sobre o sentido de uma norma já existente ou a execução de uma norma que o empregador não cumpre; exemplifique-se com o atraso no pagamento dos salários.

Deve-se mencionar que têm legitimidade para suscitar dissídio coletivo de natureza jurídica as mesmas pessoas que figuraram no dissídio…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.