Dissídio Coletivo e os Limites do Poder Normativo

Publicado em 05/08/2006

No Brasil, com o advento da Constituição Federal de 1988, que atribuiu maior autonomia aos sindicatos, a maioria doutrinária tem intendido que a sua natureza jurídica é privada.

Portanto, no entendimento de Luiz Fernando Saffraider(2003, p. 18): Prevalece contemporaneamente a tese de que o sindicato é pessoa jurídica de direito privado. [...] O direito privado não consiste apenas nos interesses individuais mas sim, nos interesses particulares, que podem ter como titulares indivíduos ou grupos ou categorias, que, por natureza, não se confundem com os interesses gerais da comunidade, que traduz o direito público. Portanto, quando se diz que o sindicato representa interesses coletivos, refere-se aos interesses da categoria que representa, que não se confundem com os interesses gerais da comunidade.

Conforme Amauri Mascaro Nascimento(2003, p. 553-554): "[...] observa-se, contudo, que o sindicato não é criado pelo Estado. É apenas reconhecido por ele. A criação do sindicato é um ato que depende da iniciativa dos particulares. Com a Constituição de 1988, iniciou-se o período de autonomia dos sindicatos em face do Estado, com o que hoje, no contexto da liberdade sindical, não há dúvida. O sindicato é pessoa jurídica de natureza privada".

Portanto, verifica-se que a maioria dos doutrinadores considera o sindicato como pessoa jurídica de direito privado. Razão pela qual, convém…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.