Dissídio Coletivo e os Limites do Poder Normativo

Publicado em 05/08/2006

No Brasil, a primeira organização associativa de que se tem conhecimento ocorreu no período colonial, no Rio de Janeiro, quando os governadores portugueses ordenaram a criação de dois grêmios, com finalidade eminentemente religiosa, denominados de corporações de ofícios.

No império, dada a falta de condições para o desenvolvimento dessas entidades, a Constituição de 1824 previu a extinção dessas corporações.

Contudo, no período da República Velha (1889-1930) foram fundadas no Rio de Janeiro algumas entidades associativas, como a Liga Operária e a União Operária.

Mas a grande transformação ocorrida no Brasil se deu com a Abolição da Escravatura em 1888 e a Proclamação da República em 1889. A partir de então, surgiram algumas associações com caráter sindical, quais sejam a União dos Operários Estivadores e a Sociedade União dos Foguistas (1903), e a Associação de Resistência dos Cocheiros, Carroceiros e Classes anexas (1906). De acordo com Luiz Fernando Saffraider(2003, p. 22):"A primeira manifestação legislativa a reconhecer o associativismo relacionado ao trabalho se deu em 6 de janeiro de 1903, com o Decreto 979, que reconhecia aos trabalhadores e proprietários de terra o direito de se organizarem para defesa de seus direitos".

Em 1930, com Getúlio Vargas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.