Direitos Humanos e o Código de Defesa do Consumidor

Publicado em 22/04/2003

A publicidade enganosa é a que contém dados falsos, sendo capaz de influir o consumidor em erro a respeito da natureza, característica, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços. Não é necessário que o consumidor tenha sido, efetivamente, enganado ou lesado. Basta que a publicidade possa induzir o consumidor em erro. Para caracterizá-la, não é exigível a ocorrência de prejuízo concreto. A simples utilização de publicidade enganosa presume o prejuízo difuso. O erro real, consumado, é um mero exaurimento. 

A publicidade abusiva é a que incita à violência, ou quando é discriminatória de qualquer natureza, ou quando explora o medo e a superstição, ou se aproveita da deficiência de julgamento das crianças, ou desrespeite valores ambientais, e quando seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança. 

Uma só publicidade pode ser ao mesmo tempo enganosa e abusiva. Como exemplo, um anúncio veiculado há alguns anos atrás em que várias crianças, muito bem treinadas e com equipamentos de segurança, faziam acrobacias em bicicletas de certa marca, como se fosse impossível fazer as mesmas acrobacias em outra. Uma criança, ao ver o anúncio, e por força da sua natural deficiência de julgamento em função da pouca idade, tenta praticar as…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.