Direitos de Vizinhança

Publicado em 22/04/2003

Resume Jhering sua doutrina nos seguintes termos: Ninguém pode tolerar da parte de seus vizinhos ataques indiretos que causem prejuízos à pessoa ou à coisa, ou que aborreçam à pessoa por exceder à medida ordinária daquilo que suportável.

San Tiago Dantas, ao fazer observações à reformulação de Jhering, afirma:

"A receptividade normal não pode deixar de ser - e realmente, assim que a concebem os seus criadores - um critério - limite de tolerabilidade. Os prejuízos sobre o vizinho por causa do uso legítimo da propriedade alheia não podem ir além daquele ponto-limite; em outras palavras: as interferências prejudiciais do vizinho devem cessar lá onde eles ultrapassam a receptividade ordinária dos prédios incomodados.
A receptividade normal ou média pode ser o ponto-limite de suportabilidade das interferências do vizinho em nosso prédio. Não podemos pretender suportar menos do que a média, ainda que a nossa suscetibilidade seja maior. Mas podemos ser obrigados a suportar mais do que a média, desde que fique concretamente provado que as interferências em causa não nos tragam prejuízos".(1939)

O art. 554 do Código Civil Brasileiro, uma regra geral que transfere ao juiz o poder de medir o uso foi normal ou não, quer dizer, se o proprietário ou possuidor se excedeu ou não nos limites do exercício regular de seu direito.

A ocorrência de mau uso ou não da propriedade deve, assim, ser examinada em função da normalidade ou anormalidade dessa…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.