DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

Publicado em 09/08/2010

Alto-Mar

Praticamente, coincide com o conceito de área passado anteriormente, definindo-se como qualquer espaço marítimo que não estiver na região de zona econômica exclusiva, mar interior e mar territorial. Ele abrange todo o seu subsolo e fundo marítimo. Em regra, é regido pelo princípio da liberdade e como patrimônio de toda humanidade, podendo ser explorado por qualquer um, desde que para fins pacíficos. Observar que os EUA já defenderam a tese de res nullum para o Alto-Mar, pois quem explorasse primeiro seria senhor daquela área, mas foram vencidos, em Assembléia Geral da ONU. Detalhe, em Alto-Mar as naves somente estão regidas pelas normas oriundas de seu porto de matrícula, e somente podem ser abordadas por naves militares ou fiscais de sua mesma bandeira, salvo em caso de forte suspeita de afronta às ius cogens e crimes internacionais (trafico de seres humanos, drogas, armas ilegais, terrorismo).

Estreitos e Canais

Os primeiros são corredores naturais que localizam-se entre dois ou mais territórios, a divisão se mar territorial e zonas econômicas exclusivas, tende a ser colocada no meio, mas não impede a regulação bilateral entre os envolvidos. Contudo, o direito de passagem é garantido a todas as embarcações de outros países. Ex.: Gibraltar (Espanha e Marrocos – obs.: Grã-Bretanha), Málaca (golfo de Bengala ao Mar da China Meridional), Estreito de Magalhães.
Já os canais são corredores artificiais, feitos para ligar mares ou oceanos. Podem envolver um ou mais Estados. A navegação é livre…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.