Direito Falimentar

Publicado em 22/04/2003

Temos que ressaltar que uma das correntes de opinião que tentam justificar a natureza jurídica da falência defende o ponto de vista de que o processo de falência é indispensável a fim de evitar tratamento desigual dado aos credores da mesma categoria ou em outras palavras para que se respeite a igualdade de tratamentos que deve prevalecer entre todos os credores da mesma categoria. Em outras palavras, o processo de falência tem a sua justificativa no "par condicio creditorium". Essa é a razão de ser da formação da massa de credores. Essa massa subjetiva é composta pelos credores do falido e tem a sua formação paralelamente à outra massa de credores que é chamada de massa objetiva, composta pelo patrimônio do falido.

Uma outra conseqüência da sentença também é a suspensão das ações individuais dos credores.

O processo de falência é considerado como execução coletiva, que são vários credores do mesmo devedor. Para evitar que um credor receba e o outro não receba, a própria lei de falência em seu artigo 24, dispõe: as ações ou execuções individuais dos credores, sobre direitos e interesses relativos a massa falida, inclusive aos credores particulares sócios solidários da sociedade falida, ficam suspensas, desde que seja declarada a falência, até o seu encerramento.

Esta disposição nada mais é que uma conseqüência ou efeito da sentença declaratória de falência, quanto aos credores da suspensão das ações individuais sobre direitos e interesse relativos a massa falida, porque existem credores…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.