Direito das Coisas – Penhor

Publicado em 10/09/2006

Inicia-se tal processo, com a citação do devedor, que terá 48 horas para pagar ou depositar, judicialmente, o bem empenhado. Se dentro desse lapso de tempo o devedor não se manifestar, a coisa gravada será seqüestrada por ordem do juiz, que determinará a prisão administrativa ao depositário infiel.

Se a quantia apurada na venda judicial não for suficiente para solver integralmente o débito, o credor poderá prosseguir na excussão, penhorando outros bens do devedor. A excussão não se suspende nem mesmo em razão de falecimento ou falência do devedor, prosseguindo com os seus herdeiros ou síndico.

Penhor industrial

O penhor industrial recai sobre máquinas e aparelhos utilizados em indústria; bens da indústria de sal; produtos de suinocultura; carnes e derivados e pescado.

Caracterizando-se pela dispensa da tradição da coisa onerada, o devedor continua na sua posse, equiparando-se ao depositário para todos os efeitos. Pois de que valeria ao industrial mobilizar crédito com a garantia de máquinas e matéria-prima, se com a tradição delas ao financiar tivesse de paralisar a indústria?

Constitui-se o penhor industrial por instrumento público ou particular, devidamente transcrito no Registro de Imóveis onde os bens se encontrarem.

Em regra, não se pode alienar as coisas empenhadas, porém o penhor industrial de produtos de suinocultura admite a venda do bem gravado, desde que haja anuência do credor e a sua substituição pelo devedor por outro da mesma espécie. A coisa…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.