Direito das Coisas – Penhor

Publicado em 10/09/2006

Se tais hóspedes deixarem de pagar as despesas de hospedagem e consumo, autoriza a lei que o credor apreenda suas bagagens, tomando posse de um ou mais objetos até o valor da dívida (art. 778 do CC), pois pode tornar efetivo o penhor antes de recorrer à autoridade judiciária, sempre que houver perigo na demora (art. 779 do CC). Pede, em seguida, ao magistrado que homologue esse penhor, dirigindo-lhe petição instruída com: a) a conta pormenorizada das despesas do devedor, conforme a tabela de preços da hospedagem, da pensão ou dos gêneros fornecidos, afixada prévia e ostensivamente nas dependências do estabelecimento, sob pena de nulidade do penhor ( art. 777 do CC); b) a tabela de preços vigorante no estabelecimento, e c) a relação dos objetos retidos em garantia do débito (art.780, 2ª parte do CC).

Tomado o penhor, requererá o credor, ato contínuo, a sua homologação (art. 780, 1ª parte do CC). Recebendo o magistrado esse pedido de homologação dará início ao processo estabelecido nos arts. 874 a 876 do Código de Processo Civil. Com a homologação judicial legaliza-se a apreensão do credor, aperfeiçoando o ônus real. Inicia o credor, logo depois, a execução pignoratícia, fazendo com que a penhora recaia precisamente sobre os objetos empenhados. Essa cobrança executiva do débito deverá ser efetiva…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.