Direito Constitucional Agrário

Publicado em 12/03/2004

b) Propiciar condições de bem-estar e de progresso social e econômico a aqueles que exercem a atividade agrária.

Ora, o segundo objetivo (o item b, acima) se efetiva com a proteção dos direitos individuais e a definição das obrigações próprias dos que trabalham na atividade rural. Essa proteção é feita de forma que esses direitos e obrigações se coadunem com o bem comum, ou seja, com o interesse social.

Por isso, tem sido o Direito Agrário classificado como um Social, no sentido estrito. E, por ser um Direito Social e também Econômico, está este novo ramo jurídico permeado de normas de interesse público, especialmente aquelas que disciplinam a execução da Política Agrária, com a qual está intimamente relacionado, fato que faz muitos autores afirmarem que se trata de um Direito Público.

Ora, sendo o Direito Agrário um Direito Social, isto significa que seu sujeito é o coletivo e não o individuo e, neste caso, a sociedade é protegida por esse ramo jurídico, no que diz respeito aos fatos e atos no âmbito agrário.

Por isso, as normas do Direito Agrário têm que ser elaboradas, interpretadas e aplicadas objetivando o interesse social. Em conseqüência, há uma grande diferença entre a natureza do Direito Agrário e a do Direito Civil.


CONTRATOS AGRÁRIOS


Como caracterizar os chamados contratos agrários e discerni-los dos demais celebrados no âmbito rural? A resposta, é bom ressaltar, tem sido dada muito mais por enumeração do que por definição. E, como sabiamente lembra Salvatore Pace*, toda a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.