Direito Comercial

Publicado em 19/10/2003

A sociedade em nome coletivo, diz João Eunapio Borges, tende a desaparecer do mundo dos negócios. "Ela não interessa a ninguém. Nem aos sócios, nem a terceiros. Àqueles porque, em uma época em que todos procuram limitar seus riscos e responsabilidades, não é prudente empenhar-se em uma sociedade na qual todos pagam com a totalidade de seu patrimônio as conseqüências ruinosas dos atos alheios. Para terceiros, também, tal sociedade pode constituir-se em puro ludíbrio quando, na hora do desastre, verificarem tardiamente que era puramente ilusória e inexistente a garantia subsidiária com que contavam ao concederem à sociedade maior crédito do que ela merecia. Os sócios nada possuem além de seu quinhão em uma sociedade falida..." (BORGES, João Eunápio. Op. Cit. P. 291).

A critica é de certo modo procedente, porque, na verdade, a experiência mostra o desinteresse pelas sociedades em nome coletivo.

São sociedades de pessoas, de responsabilidade solidária e ilimitada. Sociedade de pessoas porque prepondera o aspecto pessoal, influindo decisivamente na vida da sociedade qualquer alteração na composição dos sócios. Se um dos sócios vier a falecer, seu nome será retirado da firma. Impõem-se alterações conseqüentes no contrato social.

Sociedades em Comandita Simples:

Raramente constitui-se uma sociedade em comandita simples. Trata-se de uma forma jurídica que permite a prestação de capitais por um ou alguns, sem qualquer outra responsabilidade ou participação na administração do negócio, pois a outros estará reservada essa situação. Assim, e…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.