Direito Coletivo do Trabalho

Publicado em 22/04/2003

É no segundo tipo de sindicalismo que se percebe a relativização da autonomia coletiva dos interessados.

Neste tipo de situação, destaca-se a impossibilidade de os grupos decidirem livremente sobre a sua pretendida organização, que habitualmente é definida pelas autoridades governamentais a partir da construção de um sistema oficial de sindicalismo, prejudicando a espontaneidade do mesmo.

Para esclarecer e definir o problema crucial que o aludido desrespeito acarreta, basta que se diga que a inexistência da liberdade sindical real, rigorosamente assentada sobre os pilares conceituais internacionais, retirando dos sindicatos o seu livre poder de determinar o tipo de organização sindical de seu interesse, que pode ser una ou plural, desestimula a formação de entidades sindicais autênticas e espontâneas. E, termina, esta situação, uma decorrência da falta de autenticidade, por prejudicar o exercício das atividades sindicais.

É a partir dessas observações e questionamentos que a complexidade da Liberdade Sindical, sob os ângulos individual e coletivo, e seus problemas, precisam ser analisados, mantendo-se, desde o início, neste intento, e seguindo, a orientação do Direito Internacional do Trabalho.


DISSÍDIO COLETIVO

Dissídios coletivos são ações propostas por pessoas jurídicas - Sindicatos, Federações ou Confederações de trabalhadores ou de empregadores. Buscam solução, junto à Justiça do Trabalho, para questões que não puderam ser solucionadas pela negociação direta entre as partes.

A negociação e a tentativa de conciliação são…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.