Direito Civil – Direito de Autor

Publicado em 22/04/2003

Sendo a paternidade, a integridade e a publicação comportamentos personalíssimos do autor, cujo exercício de direito é transmitido aos herdeiros, ninguém pode negar ao autor a paternidade da obra, uma vez que a mesma é reivindicáveis a qualquer tempo e erga omines. Para elucidar a questão, é comum encontrarmos violação no que tange à paternidade, mormente veiculadas através de jornais e revistas, que na maioria das vezes omitem o nome do autor da obra ali exposta e por conseguinte o título da mesma.

Uma das formas mais corriqueiras de violações no gênero, é a do cartão postal, que raramente faz menção ao autor da obra, na maioria das vezes retratando monumentos.

Diga-se que, no que se refere aos direitos morais, o legislador não enumerou os tipos de violação, fazendo apenas menção a alguns casos, como na hipótese específica do art. 108, em que responderá por danos morais, aquele que na utilização da obra, omitir o nome, pseudônimo ou sinal convencional do autor. Diz o referido artigo:

"Art. 108. Quem, na utilização, por qualquer modalidade, de obra intelectual, deixar de indicar ou anunciar, como tal, o nome, pseudônimo ou sinal convencional do autor, e do intérprete, além de responder por danos morais, está obrigado a divulgar-lhe a identidade da seguinte forma:

I - tratando-se de empresa de radiodifusão, no mesmo horário em que tiver ocorrido a infração por três dias consecutivas;

II - tratando-se de publicação gráfica ou fonográfica, mediante inclusão de errata nos exemplares ainda não distribuídos, sem…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.