Difícil Conquista- lo, Fácil Perde- lo.

Publicado em 22/04/2003

Podemos dizer que o marketing interno envolve dois aspectos fundamentais:

O gerenciamento de atitudes, seja para obter a cooperação entre os diversos departamentos integrando-os para a realização dos objetivos da empresa, seja para obter o comprometimento de todos os funcionários num processo contínuo de direcionamento da empresa para o mercado.

O gerenciamento da comunicação quando são disseminadas informações, envolvendo todos os níveis da empresa, a respeito de tudo o que ocorre em termos de rotinas de trabalho, características de produtos/serviços, promessas feitas a clientes por campanhas ou pelo pessoal de vendas para que todos possam se sentir parte integrante do processo, colaborando para a conquista de um mesmo objetivo.

O marketing interno deve vir antes do marketing externo e o seu processo de implantação deve ser precedido de um diagnóstico e de um plano de ação, partindo de três premissas básicas:

1 - todos produtos implicam numa prestação de serviço e este pode ser o diferencial de marketing num mercado competitivo; clientes são conquistados e/ou mantidos através de um serviço excelente;

2 - o público interno da empresa se constitui num ativo valioso e faz parte do seu primeiro mercado; funcionários devem ser tratados como clientes e valorizados pela empresa pois eles acrescentam valor ao produto podendo se constituir num "plus";

3 - a prestação de um serviço excelente aos clientes e o gerenciamento do capital humano significam envolvimento e comprometimento de todos com os objetivos e decisões da empresa.

Estas três premissas resultam num princípio: o processo de envolvimento, comprometimento e valorização do funcionário devem preceder o marketing…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.