Descumprimento da Obrigação

Publicado em 22/04/2003

Muito embora o subjetivismo seja regra nos danos morais, sendo que uma mesma atitude provoca reações diferentes em pessoas distintas, a previsão legal que apenas estabelece critérios a serem levados em conta pelo juiz, têm levado a soluções judiciárias iníquas e injustas, fazendo surgir uma nova classe, a dos que enriqueceram devido a um dano moral sofrido, desvirtuando o verdadeiro sentido do dano moral, levando muitas vezes a populares desejarem que um milionário ou uma grande empresa os humilhem, ou afetem a sua integridade moral, para que tenham a chance de mobilidade social.

O sentido do dano moral, dado pelo legislador, é de um dano que afete valores não patrimoniais da pessoa no seu aspecto estético, moral, saudável, físico etc. Sendo assim, a indenização pela ofensa a estes aspectos, jamais poderia ser ressarcida, satisfatoriamente, tendo o caráter de simples atenuação do sofrimento no âmbito daquele que vítima foi, e o caráter punitivo-educativo para aquele foi o ofensor. Para tanto, critérios são enuciados pela lei no sentido de que não seja a indenização irrisória que não atenue dano algum, sendo irrelevante para o ofensor, que seguramente praticará outras condutas deste porte, nem por demais rigorosa, para não conduzir o ofensor à penúria, criando mais um problema para o Estado. O problema é o excessivo grau de discricionariedade que os juízes têm conduzido esta questão, levando a desconsiderar os princípios de justiça e equidade, promovendo o enriquecimento sem causa.

Como se tem visto a idéia legislativa é importante e avançada,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.