Desconsiderasção da Personalidade Jurídica

Publicado em 20/10/2006

A desconsideração da pessoa jurídica como se pode observar não é uma extinção, pois a sua importância para a economia tem de ser relevada. Em uma decisão judicial o cuidado é necessário para corrigir erros em manobras fraudulentas de sócios que infringiu o estatuto punindo-se separadamente.


3 – ORIGEM DA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NO BRASIL

No Brasil, a disregard doctrine foi muito defendida no final dos anos 60 pelo professor Rubens Requião, comercialista, lecionava na Faculdade de Direito da Universidade do Paraná.

Em 1960, a primeira decisão da desconsideração da personalidade jurídica ocorreu na 11ª Vara Cível do Distrito Federal, o Juiz Antônio Pinto constatou que existe um abuso de direito quando se trata, com a ajuda da pessoa jurídica, de burlar a lei, violar obrigações contratuais ou prejudicar fraudulentamente terceiros através de uma sociedade anônima. Na qual o acionista usava a sociedade para manobras fraudulentas, ilícitas e o desvio da finalidade para a qual foi constituída.

Essa sociedade neste caso o juiz tem que banir o instituto da pessoa jurídica. Portanto, foi aplicada a teoria da desconsideração da personalidade jurídica neste caso o Juiz da 11ª Vara Cível desmascarou a ilicitude feita pelo acionista majoritário que se escondia através do ‘véu da personalidade jurídica’.

Conforme Serick (1958, p. 241), "Não se trata da aplicação de um dispositivo que autoriza a desconsideração, mas da não aplicação no caso concreto da autonomia…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.