Descaminho, Prevaricação e Condescendência Criminal

Publicado em 22/04/2003

Art. 319. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal:

Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.

2.1 Histórico

Prevaricator, em latim, é aquele que tem as pernas tortas, cambaias. Daí deriva prevaricatio, que significa o ato de andar tortuosamente, desviado do caminho certo.

No direito romano, reserva-se a princípio o nome da prevaricador ao actor que, em juízo, conluiado com o réu, traía a própria causa. Era aquele que entregava a seus adversários a causa, passando da parte do autor à do réu.

Posteriormente, passou a expressão a significar igualmente o advocatus ou patronus que mancomunando-se com a parte contrária, patrocinava a causa de maneira infiel.

Portanto, no direito romano, prevaricação equivalia ao patrocínio infiel, ou ao favorecimento dos interesses da parte contrária, no litígio judicial.

Os práticos deram ao termo sentido mais amplo: desvirtuamento dos deveres de ofício. Tais desvios poderiam ser praticados tanto pelos patronos dos litigantes, em prejuízo destes, traindo-lhes a confiança depositada, como pelo funcionário público que, por qualquer ato, se afastasse de seus deveres de ofício.

O código de 1830, em seu artigo 129, elencava casuisticamente os casos de violação de deveres praticados por funcionários, em razão de "afeição, ódio, contemplação ou para promover…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.