Defeitos dos Negócios Jurídicos

Publicado em 05/08/2006

- deve ser causa determinante do ato;

- deve incutir ao paciente um temor justificado;

- esse temor deve dizer respeito a dano iminente;

- esse dano deve ser considerável;

- deve o dano referir-se à pessoa do paciente, à sua família, ou a seus bens.

O primeiro requisito concerne à relação de causalidade. Entre a violência e o ato extorquido deve existir um nexo de causa e efeito, isto é, se aquela não é a razão determinante deste, não há coação. A parte que pretenda a anulação do ato deve antes de mais nada, na ação anulatória, relatar os fatos concretos e positivos da atuação do coator junto ao paciente, extraindo destes com segurança a existência do nexo causal.

No segundo requisito, a coação deve incutir ao paciente um temor justificado. Esse temor pode ser de diferentes espécies: morte, mutilação, dor física, seqüestro, cárcere privado, prisão, fome, sede, deshonra, ridículo, desconsideração pública, escândalo, ou seja, o temor pode concernir a mal físico ou moral.

Outros dados hão de ser considerados quanto ao temor justificado: o estado de isolamento da vítima, o lugar ermo em que se verifica a violência, a impossibilidade de receber qualquer ajuda, a multiplicidade de coatores ou as horas mortas do ato.

O terceiro requisito refere-se ao dano temido, que deve ser próximo, iminente, irremediável, que efetivamente impõe medo ao paciente. Ameaça de mal remoto, longínquo, impossível ou evitável não constitui coação apta a viciar o consentimento. O mal é iminente, esclarece Espínola, sempre que a vítima não tenha meios para furtar-se ao…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.