Defeitos dos Atos Jurídicos

Publicado em 22/04/2003

Erro quanto ao objeto principal de declaração — Uma pessoa compra uma casa no lote B da quadra principal e, ao tomar posse, sua casa está no lote B, mas localizado na quadra secundária.

Erro quanto às qualidades essenciais do objeto — Falta de qualidade atribuída a um bem: aquisição de um cavalo de competição e o animal é de tiro.

Erro quanto às qualidades essenciais da pessoa — Diversos vícios podem ser aqui analisados: erro sobre a identidade física e/ou moral quanto ao cônjuge (Art. 218 a 220 do CCB); também quanto ao herdeiro ou legatário (art. 1670, CCB)

O CCB considera, ainda, a transmissão errônea da vontade por instrumento, ou por interposta pessoa, quando pode argüir-se de nulidade nos mesmos casos em que a declaração direta. A distinta doutrinadora Maria Helena Diniz2 comentando o art. 89 do CCB, assevera que:

"Se alguém recorrer a rádio, televisão, telefone, mensageiro ou telégrafo para transmitir uma declaração de vontade, e o veículo utilizado o fizer com incorreções, acarretando desconformidade entre a vontade declarada e a interna, poder-se-á alegar erro nas mesmas condições em que a manifestação volitiva se realiza inter praesentes."

2.2) DOLO:

A melhor definição de dolo que podemos encontrar é aquela feita por Clóvis Beviláqua, já considerada clássica e repetida pela maioria dos doutrinadores: "Dolo é artifício ou expediente astucioso, empregado para induzir alguém à prática de um ato jurídico, que o prejudica, aproveitando ao autor do dolo ou a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.